Conheça algumas das táticas e tecnologias utilizadas por golpistas e como se proteger.
Tome cuidado com golpes, segurança em primeiro lugar!
Golpes relacionados à confirmação, alteração ou cancelamento de pedidos
Esse tipo de golpe é realizado por telefonemas, mensagens de texto por WhatsApp ou e-mails inesperados que geralmente mencionam uma compra não autorizada e solicitam que você confirme ou cancele a compra com urgência, ou que dados foram alterados e é necessário algumas confirmações suas e envio de documentos, ou ainda, que um pedido foi cancelado e para ser entregue é necessário que confirme dados pessoais ou senhas de acesso e dados bancários. Os criminosos tentam convencer você a fornecer informações de pagamento ou de sua conta bancária, instalar um software em seu computador ou celular, confirmar códigos de confirmação e autenticação (token) ou ainda comprar vales-presente.
A Drip não entra em contato com você sobre nenhuma compra que você não estava esperando ou cancelamento que não solicitou, ou ainda alterações em seus pedidos feitos com a Drip. Para qualquer pergunta relacionada a um pedido, sempre verifique as informações pela sua conta em nosso site https://portal.dripapp.com.br/cliente/login) ou por meio do aplicativo “Drip”. Somente compras legítimas aparecerão no seu histórico de pedidos. O Serviço de atendimento ao cliente está disponível de Segunda à Sexta-Feira, de 09h às 18h para ajudar você.
Golpes com ofertas falsas de emprego
Criminosos se passam por recrutadores que oferecem trabalho remoto ou altos rendimentos. Após você se inscrever, eles solicitam um pagamento como um investimento inicial ou depósito de segurança, sob a forma de taxa antecipada de emprego ou para agendar uma entrevista.
A Drip não cobra nenhuma taxa de emprego, processo seletivo ou entrevista. Isso se aplica também aos parceiros de recrutamento com os quais trabalhamos. Você encontra oportunidades legítimas de emprego na Drip através da nossa página oficial do Linkedin.
Golpes com ofertas de dinheiro rápido e fácil, envolvendo transferências e Pix
Criminosos se passam por pessoas idôneas, muitas vezes através de perfis que passam uma identidade segura e confiável, mas por terem sido hackeados anteriormente. As conversas podem envolver necessidade de transferir valores, dos mais baixos aos mais altos, com garantia de retorno rápido e instantâneo, e com argumentos de um bom negócio (até mesmo com vídeos e outros perfis compartilhando a mesma mensagem e reforçando que deu certo).
Muito cuidado! Lojas seguras e confiáveis, e a Drip, jamais pedirão para que transfira dinheiro em troca de receber mais dinheiro. Promoções e ofertas da Drip são veiculadas apenas em nossos canais oficiais.
Veja aqui algumas dicas importantes para identificar golpes e manter sua conta e suas informações seguras:
1. Confie nos canais oficiais da Drip.
Sempre acesse o aplicativo "Drip" ou o site https://usedrip.com.br/ para procurar o Serviço de atendimento ao cliente, suporte técnico ou para fazer alterações na sua conta.
2. Tenha cuidado com a falsa urgência.
Golpistas podem tentar criar um senso de urgência para persuadir você a fazer o que eles estão pedindo. Esteja atento sempre que alguém tentar convencer você de que deve agir rapidamente.
3. Nunca faça pagamentos por telefonemas ou mensagens de WhatsApp, DM de redes sociais (Twitter, Instagram, etc).
A Drip nunca pedirá que você forneça informações de pagamento, incluindo vales-presente (ou “cartões de verificação”, como alguns golpistas os chamam) de produtos ou serviços por telefonemas.
Nunca forneça seus dados pessoais em canais não-oficiais da Drip, ou confirme dados de compra para terceiros que te abordem por canais não-oficiais.
4. Verifique os links primeiro.
Os sites legítimos da Drip contêm “dripapp.com.br” ou "usedrip.com.br". Acesse diretamente nosso site para encontrar detalhes sobre seus pedidos, ou o nosso app "Drip" para novidades, novas lojas parceiras ou para fazer alterações na sua conta.
Lembre-se:
Se você receber uma comunicação — um telefonema, mensagem de texto ou e-mail — que você suspeite não ser da Drip, informe-nos.
Denunciar algo suspeito
Levamos a sério as tentativas de fraude, golpe, phishing e spoofing (falsificação). Se você receber uma comunicação que você acha que pode não ser da Drip, denuncie imediatamente.
Denunciar ligação telefônica, e-mail, página de internet, perfis de redes sociais, SMS/mensagem de texto ou de WhatsApp suspeitos
Ao entrar em contato com a gente, sempre dê o máximo de detalhes e se possível, registre sempre um Boletim de Ocorrência (B.O).
Exemplos do que é importante detalhar:
Se houve uso dos seus dados pessoais sem o seu consentimento;
Se houve compartilhamento de informações / dados seus;
Se houve compartilhamento de informações da sua conta ou pedidos feitos com a Drip;
Se compartilhou informações bancárias;
Se concedeu acesso remoto ao seu computador / dispositivos / celular;
Se realizou alguma transação / pagamento para um fraudador / golpista;
Dentre outros
Você também pode denunciar e-mails suspeitos em https://www.antispam.br/reclamar/ .
Siga as instruções mostradas na página.
Para denunciar uma ligação ou mensagem de texto suspeita, envie o número do celular com DDD para 7726, o Serviço de Relatórios de Spam da GSMA.
Se você estiver preocupado com a segurança da sua conta, entre em contato com o nosso suporte, pelos canais oficiais abaixo.
Os únicos canais de comunicação e redes sociais oficiais utilizados pela Drip estão em nosso site: https://usedrip.com.br/
Chat: disponível em nosso site https://usedrip.com.br/ ou app
E-mail: ajuda@usedrip.com.br