Uma vez que transação é concluída, não temos autonomia para cancelar ou realizar estorno. Esse processo só poderá ser desfeito pela loja parceira onde a compra foi feita.
Por isso, sempre vamos direcionar as perguntas dos compradores relacionadas à devolução, cancelamento, entrega do pedido ou condições das mercadorias para o e-commerce parceiro.
É importante destacar que cada loja tem a liberdade de determinar e seguir sua própria Política de Devolução. Após acordar com o cliente sobre o cancelamento, o e-commerce parceiro deve acessar a Conta Drip do comerciante, para processar o pedido. Com o requerimento feito, o comprador será notificado sobre alteração no cronograma de pagamentos.
Há duas opções que podem ser escolhidas:
Cancelamento total:
Nesta opção todos os itens incluídos no pedido são cancelados.
Se houverem parcelas em aberto, elas serão automaticamente suspensas, para que o cliente não seja mais cobrado pelo pedido.
Caso o comprador tenha feito algum pagamento, a Drip processará um reembolso de volta para mesma conta usada para quitar a parcela.
Se o cancelamento ocorrer após a Drip ter feito o repasse para a loja, o valor será registrado como um saldo que será descontado nas próximas vendas.
Exemplo:
considere o seguinte cenário hipotético:
Valor total do pedido:
R$ 300 | 3x de R$ 100
Taxa de Comissão Drip:
8% = R$ 24
Valor de repasse:
R$ 300 - R$ 24 = R$ 276,00
Neste caso, o valor de R$ 276,00 deverá ser descontado no(s) próximo(s) pedido(s).
Para fazer a solicitação, acesse a Conta Drip do comerciante, identifique a ordem no menu "Minhas vendas"
e clique no botão "Detalhes".
Na página interna, clique no botão "Cancelar compra"
e confirme, clicando em "Ok"
.
Cancelamento parcial:
Qualquer cancelamento que não seja o valor total do pedido é considerado parcial. Nesse modelo, cada item do carrinho é trabalhado de forma individual. Na prática, isso significa que em caso de cancelamento do produto, a Drip atualizará automaticamente o cronograma de pagamento do comprador, reduzindo as parcelas ou processando um reembolso de forma proporcional ao valor da mercadoria.
Exemplo:
Vamos voltar ao nosso cenário hipotético, mas agora tratando cada item de forma individual:
Quantidade de itens comprados:
3 produtos de R$ 100,00
Valor do total do pedido:
R$ 300 | 3x de R$ 100
Valor de cada item na parcela:
R$ 33,33
Taxa de Comissão Drip:
8% = R$ 24
Valor de repasse:
R$ 300 - R$ 24 = R$ 276,00
- Ao cancelar 1 dos itens tendo o cliente pago a primeira parcela:
1) Para o cliente: faremos a devolução de R$ 33,33 e as duas parcelas restantes terão o valor ajustado neste momento.
2) Para a loja:
A Drip ficará com um saldo de R$ 92,00 (Total do produto - taxa de comissão), que será descontado nos próximos repasses
Para processar um cancelamento parcial, na visão detalhada da ordem, identifique o item que deseja cancelar, clique em "cancelar produto"
e confirme, selecionando "Ok"
.
É importante saber:
Depois que um cancelamento for processado, a Drip não poderá reverter ou alterar essa ação. Para os clientes, a devolução de valores pagos será feito para a mesma conta da qual o débito do pagamento foi realizado, exceto em exceções que, por razões técnicas, a devolução ocorrerá para uma conta bancária indicada pelo cliente.
Em casos de erro, entre em contato com o nosso suporte para obter ajuda.