Cancelamentos, trocas, devoluções e reembolsos só são feitos pelas lojas onde os produtos são comprados, por isso, caso precise cancelar um pedido, verifique no site onde você fez a compra qual a política e prazos de cancelamento e reembolso e faça a solicitação diretamente para a loja.
É importante saber que o parcelamento com Drip Pix Parcelado é apenas a forma de pagamento e por isso não possuímos as informações de entrega e nem de cancelamento e nem podemos cancelar pedidos em nome do cliente ou da loja.
Confira abaixo as dúvidas mais frequentes sobre cancelamentos e reembolsos:
O que acontece quando o estorno do pedido é parcial, e eu já paguei alguma parcela na Drip?
Nestes casos, dividimos o valor estornado pela quantidade de parcelas da sua compra, e deduzimos esse valor em cada uma das parcelas. Se alguma parcela estiver paga, reembolsamos a você proporcionalmente a quantidade de parcelas pagas, na mesma conta bancária que fez o pagamento da parcela, nas parcelas que ainda não estiverem pagas, a Drip fará a dedução proporcional em cada uma delas, diminuindo o valor da parcela a ser pago.
Vamos a um exemplo hipotético:
- Supondo que a sua compra tem o valor de R$300,00 na Drip, parcelado em 3x.
- A sua parcela 1 tem o valor de R$100,00 , a parcela 2 tem o valor de R$100 e a sua parcela 3 tem o valor de R$100.
- Você pagou a parcela 1 para a Drip, no valor de R$100
- O seu saldo restante a pagar é de R$200, sendo R$100 pela parcela 2 e R$100 pela parcela 3
Neste caso, imagine que a loja realizou um cancelamento parcial de R$150,00. Veja como ficaria abaixo:
Valor que reembolsamos a você (proporcional a quantidade de parcelas que pagou)
- O valor estornado pela loja foi de R$150,00, como a sua compra tem 3 parcelas, cada parcela terá uma dedução de R$50,00 (R$150,00 / 3 = R$50,00)
- Como você pagou 1 parcela de um total de 3 parcelas, então reembolsaremos a você o valor de R$50,00, e o restante do valor estornado pela loja (R$100,00) é deduzido das parcelas 2 e 3, no valor de R$50,00 em cada parcela (no extrato da compra, você verá que aparecerá em cada uma das 3 parcelas o valor negativo de R$50,00)
Saldo a pagar após o cancelamento parcial
Seguimos o seguinte cálculo:
Valor do Pedido - Valor já pago por você - Valor estornado pela loja que deduzimos do seu saldo a pagar + Valor que reembolsamos a você (proporcional a quantidade de parcelas que pagou) = Saldo restante a pagar
Assim, no exemplo acima ficaria:
- Valor do Pedido: R$300,00
- Valor já pago por você: R$100,00
- Valor estornado pela loja que deduzimos do seu saldo a pagar: R$150,00
- Valor que reembolsamos a você (proporcional a quantidade de parcelas que pagou): R$50,00
E, na prática:
R$300,00 - R$100,00 - R$150,00 + R$50,00 = R$100,00
Conclusão:
Para o exemplo acima, o saldo restante a pagar é de R$100,00, pois parte do valor estornado pela loja foi deduzido em suas parcelas que estão em aberto e ainda não foram pagas, e parte do valor foi reembolsado a você.
O que acontece quando a loja cancela o meu pedido?
Quando a loja cancela um pedido pelo fluxo mais comum, ela envia a informação do cancelamento e o reembolso dos valores diretamente para a Drip. Assim que recebemos essa informação e o reembolso, as suas parcelas são canceladas de forma automática por nós e você é notificado por e-mail.
Por padrão a loja reembolsa a Drip após o cancelamento, usando como informação o Pix bancário e dados bancários de quem pagou pela compra. Em alguns casos, a loja pode oferecer outro meio de reembolso, por exemplo, um voucher para novas compras, cartões-presente ou ainda, pedir seus dados bancários para reembolso. Neste caso, entre em contato com o nosso suporte para obter os dados bancários da Drip, ou você pode receber os valores e então pagar as parcelas na Drip.
Caso o cancelamento não aconteça de forma automática e a compra na Drip ainda conste ativa com os valores incorretos, entre em contato com o nosso suporte e nos envie: o comprovante de estorno da loja (pode ser solicitado pelo suporte da loja), detalhes sobre qual pedido foi cancelado na Drip e prints confirmando que o pedido está cancelado na loja. Assim nosso time de suporte fará análise e validação deste cancelamento na Drip também.
Minha compra foi confirmada e na sequência foi cancelada pela loja e agora?
Se não foi você quem pediu o cancelamento, é preciso entender diretamente com a loja o que houve, pois a Drip não realiza cancelamentos depois que uma compra é aprovada.
Meu pedido de cancelamento ainda não foi concluído pela loja e minha parcela vai vencer, e agora?
O ideal é realizar o pagamento das parcelas em dia, para evitar aplicação de multas e cobranças. Assim que a loja confirmar que foi feito o reembolso, todas as parcelas serão canceladas e deixarão de existir.
A loja me ofereceu um crédito ao invés da devolução/reembolso, posso aceitar?
Caso você opte por receber um crédito para ser usado na loja, é importante saber que as suas parcelas na Drip não serão canceladas neste caso e precisarão ser pagas em dia de acordo com a data acordada ou gerando um pagamento único pelo nosso app.
A loja pediu a minha conta bancária para fazer o reembolso, posso aceitar?
Caso você opte por receber o depósito do valor em uma conta bancária de sua titularidade, é importante saber que as suas parcelas na Drip não serão canceladas neste caso e precisarão ser pagas em dia de acordo com a data acordada ou gerando um pagamento único pelo nosso app.
Recebi reembolso dos valores na minha conta bancária, mas ele está menor do que a soma das minhas parcelas na Drip, o que fazer?
Após receber o depósito do valor em sua conta bancária você terá 2 dias úteis para apresentar em nossos canais de atendimento:
Comprovante com a confirmação do cancelamento e devolução feita pela loja e;
Comprovante ou extrato bancário com o valor recebido e a data de depósito.
Após envio destas comprovações, nosso time irá analisar e irá gerar um código Pix com o valor corrigido para pagamento em uma única parcela.
Atenção: caso ultrapasse os 2 dias úteis do recebimento do valor e alguma parcela entre em atraso, será necessário realizar o pagamento integral, sem desconto, somado a multa de atraso.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nosso time de especialistas usando o botão do chat no lado direito da tela :)